SETEMBRO VERMELHO

INASP, 2025.
O mês de setembro foi escolhido para a campanha Setembro Vermelho porque, no dia 29, celebra-se o Dia Mundial do Coração. A data foi criada em 2000 pela Federação Mundial do Coração, com apoio das Nações Unidas, para destacar a importância do coração na saúde integral e conscientizar a população sobre os cuidados e a prevenção das doenças cardiovasculares.
Segundo o relatório “Carga Global de Doenças e Fatores de Risco Cardiovasculares”, publicado em 2023 no Journal of the American College of Cardiology, as doenças cardiovasculares foram responsáveis por aproximadamente 400 mil mortes no Brasil em 2022, número equivalente ao pior ano da pandemia de Covid-19.
Apesar do crescimento do número absoluto de casos, um reflexo do envelhecimento populacional, os dados globais mostram avanços. A taxa de mortalidade ajustada por idade caiu 55,6%: em 1990, eram 356 mortes a cada 100 mil habitantes, e em 2022, o índice foi de 158 por 100 mil.
PRINCIPAIS DOENÇAS CARDIOVASCULARES
- Doença coronariana – afeta os vasos sanguíneos que irrigam o músculo cardíaco;
- Doença cerebrovascular – compromete os vasos sanguíneos que levam sangue ao cérebro;
- Doença arterial periférica – prejudica a circulação nos membros superiores e inferiores;
- Doença cardíaca reumática – danos ao coração e às válvulas, decorrentes da febre reumática causada por bactérias estreptocócicas;
- Cardiopatia congênita – malformações na estrutura do coração presentes desde o nascimento;
- Trombose venosa profunda e embolia pulmonar – coágulos que se formam nas pernas e podem migrar para o coração e os pulmões.
Ataques cardíacos e AVCs são, em geral, eventos agudos provocados por bloqueios que impedem o fluxo sanguíneo para o coração ou o cérebro, normalmente devido ao acúmulo de gordura nas artérias. O AVC também pode ocorrer por hemorragia ou pela migração de coágulos sanguíneos.
FATORES DE RISCO
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Noites mal dormidas;
- Sedentarismo;
- Excesso de peso;
- Diabetes e hipertensão sem controle.
O Setembro Vermelho é um convite à reflexão sobre a importância de cuidar do coração todos os dias. As doenças cardiovasculares são silenciosas e podem trazer consequências graves, mas grande parte delas pode ser prevenida com hábitos saudáveis e acompanhamento médico regular. Ao adotar escolhas conscientes e incentivar familiares e amigos a fazerem o mesmo, contribuímos para reduzir os índices de mortalidade e promovemos uma vida mais longa e com qualidade.










